quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Nota 50 para a Rodovia Anhaguera



A rodovia Anhaguera, no começo, tem muita curva e tem no máximo 3 faixas, portanto, vale a pena ir até o final da Bandeirantes, que é mais larga e da para andar mais rápido, antes de entrar na Anhaguera, ali perto de Hortolândia. É impressionante as retas que têm por lá, saquem as fotos, não da para ver as cuvras, é só reta, tanto na frente quanto atrás, é até mais fácil de dar aquela pescada no volante!

A rodovia, estruturalmente falando, é sensacional, tem telefone de SOS pra todo lado, alguns radares, e asfalto lisinho, agora, o grande problema, são os pedágios! É impressionante como é excessivamente caro; para andar toda a rodovia, gasta-se R$58,10. Uma mina de dinheiro. É meio que só isso que tem pra falar mesmo, rodovia ótima, porém, pedágios abusivos.



Por que 50?

Como diria a @twittess (que agora não tem mais esse twitter) é "Fífiti, fífiti" (ah, não sou da trupe de blogueiros que odeia ela ok?). Ganha a metade da nota por ser boa e bem estruturada e perde 50 pelos preços do pedágio.

Para percorrer toda a rodovia, anda-se cerca de 450km, e gasta-se R$58,10, ou seja, incríveis 12 centavos por km rodado. Aí eu pergunto: Como na Fernão dias, esse custo cai para 1 centavo por km? Das duas uma, ou as concessionárias de São Paulo estão ficando multi milionárias em tempo recorde, ou as concessionárias da Fernão Dias e Régis vão falir em tempo recorde. Eu fico com a primeira opção.

Meu, 12 vezes mais caro por km, é muita coisa! Não sou contra cobrar o tal do pedágio, desde que sejam justos nos valores. E ainda tem o IPVA que temos que pagar, teoricamente, para, dentre outras coisas, arrumar e manter as estradas e rodovias transitáveis.

Eu pesava assim: "Oras, quando o contrato de concessão acabar, vão rever os valores, pois comparando com outras concessionárias, está abusivo". Sonha, tenho um um amigo que trabalhou na Ecovias, e ele disse que funciona assim: A Ecovias tem um contrato de 20 anos, então surge uma nova parte da estrada para fazer, o que ela faz? Ela diz assim ao governo: "Olha, tem esse trecho novo, que não tava no contrato, vou ter que cobrar de você. Mas, tem outra solução, você me da mais 5 anos de concessão e eu faço de graça", e assim vai, isso acontece sempre e eles nunca mais deixarão de cuidar da rodovia e cobrar o preço que achem necessário!

É só isso mesmo, se for pegar a Anhaguera, não esqueça de separar, além do $$$ da gasosa, o do pedágio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá meu povo, notas de 1 a 100...