sábado, 5 de março de 2011

O Visto Americano (Sem Nota)


Vamos então estrear a sessão "Sem Nota" do site, pois tem coisa que não cabe dar nota e eu tenho vontade de falar!

Ano passado, fiz uma viagem para os EUA, (passagens compradas na Decolar.com), comprei as passagens no impulso, tava barato, e ainda nem tinha o visto...eis então que começou a corrida contra o tempo para adquirir o bendito do visto!

Não acho rídículo ter que tirar um visto para visitar o tio Sam, o problema é como é feito o processo! Pagar taxas, reunir milhões de documentos (95% nem utilizados), pegar muita fila, acordar cedo...diferentemente do que dizem, nesse caso, todo mundo é culpado, até que se prove o contrário. A gente ta indo gastar lá e tem que ficar se humilhando no consulado...mas deixa pra lá!

Vamos lá, quer tirar o visto para os Estados Unidos? Então, a primeira coisa é ter um passaporte, se vire meu amigo(a), entre no site da Policia Federal, agende um dia, compareça e em 7 dias seu passaporte estará pronto.

Com o passaporte em mãos, entre no site do visto. Ali, você pagará a primeira taxa, de R$ 38,00 para poder ter acesso às informações e agendar sua entrevista, agende rápido, pois, hoje (05/03/2011) a próxima data para o visto, em São Paulo, é daqui 114 dias (LOL). Pague a taxa com cartão de crédito, de débito ou via boleto, no Citibank, acesse as instruções e preencha o formulário DS-160, antes, tinham que ser preenchidos um monte de formulários, agora, é só esse mesmo! O formulário é bem chato de ser preenchido, tenha cuidado e concentração, e o mais importante: faça como Jesus, SALVE a cada página preenchida, pois, se perder tudo, vai ser osso preencher tudo de novo. Lembre-se de ter uma foto boa, 6x8, em formato digital para poder anexar ao seu formulário.

Imprima tanto a página do agendamento quanto a página final do formulário DS-160, elas serão IMPRESCINDÍVEIS para conseguir fazer sua entrevista e tirar seu visto. Com o formulário e ficha de agendamento devidamente preenchidos e em mãos, vá em qualquer agência do Citibank, direto no caixa, com o passaporte em mãos e diga que quer pagar a taxa do visto americano. A taxa é de $140,00 (dólares hein), o caixa converte em real na hora, e te dá um papel que possui atrás, o número do seu passaporte e seu nome, esse comprovante também deverá ser levado com você no dia do visto!

Mais informações sobre o visto, clique aqui!

Além dos formulários e recibos, é importante que se leve documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil, como carnês de bens, ou comprovante de que você os tem, holerites dos últimos meses, comprovante de escolas, faculdades e cia, e um item muito importante, o seu IR, isso mesmo, leve sua última declaração de imposto de renda. Deixe seus documentos bem organizados para o caso de precisar utilizá-los. Aí você me pergunta, vou precisar de tudo isso??? Não, provavelmente não, mas, se pedirem, você os terá! Não dê mole ao dia T, o dia TENSO Rá.

As etapas acima são os passos pré-visto, agora, vamos vamos falar de como é o dia da entrevista!

A entrevista abaixo foi realizada no consulado de São Paulo, clique aqui para ver o endereço.

Chegue cedo! Muito cedo! Minha entrevista estava marcada para as 8 da manhã, cheguei lá as 6 da matina e já tinha umas 40 pessoas na fila! Sempre pense em 2 a 4 horas de antecedência, acredite, melhor previnir...
A primeira coisa: parar o carro (se for o caso, claro), lá você encontrará muitos estacionamentos, que lhe cobrarão de 15 a 30 reais para estacionar, escolha um e negocie o preço, no meu caso, era 20 reais a primeira hora, mas sempre fazem 20 reais o período!
Deixe TUDO o que você tem no carro, exceto seus documentos, o resto, celular, controle de alarme do carro, bolsa, mala, etc etc, fica tudo lá fora. Nos arredores, tem quem guarde esses pequenos pertences por módigos 10 reais!

Tudo guardado? Parta para a fila e espere que as portas se abram. Um funcionário passará gritando o que se pode e o que não se pode carregar, nesse momento, a galera sai da fila correndo para deixar os pertences em outro lugar. Quando a fila começa a andar, uma moça vai passando com um aparato eletrônico com leitor de código de barrras para ler seu agendamento e conferir horário e nome!
Na porta, há, é claro, um detector de metal, passe por ele e siga pelas linhas desenhadas no chão que os funcionários indicarão! Até aí, se você chegou as 6, já devem ter se passado umas 2 horas!
A próxima fila é para conferir documentos e pegar uma senha para ser atendida no guichê de pré entrevista, lembre-se, fique calmo, é o dia T, mas dará tudo certo, dá em 99% dos casos!
Os atendentes são bem ríspidos, portanto, esteja esperto com os documentos e com as respostas! Se tiver passaporte com visto antigo, não esqueça de levar consigo.
A pré entrevista é rápida, o cara pega seus documentos, passaporte, etc, carimba daqui e dali e te joga ele todo amarrado e grampeado e tira, digitalmente, suas digitais; agora é esperar o momento final e mais esperado do dia T, a entrevista com um delegado(a) do consulado, pelo que vi, todos americanos, com forte sotaque. No meu caso, foi tranquilo, mas vi os atendentes dando altas mijadas em uns cabaços sem os documentos, ou com entrevistas agendadas para outra cidade (sim, isso acontece, e eu vi).
A próxima fila, para a entrevista final, é sentado, você senta no banco, na ordem, e aguarda ser chamado, é até engraçado, a cada um chamado, todo mundo se levanta e muda de lugar!


Quando te chamarem, perguntarão basicamente o motivo da viagem, pra onde vai, quando volta, onde ficará, qual sua profissão, e a quanto tempo está no emprego atual. Se o funcionário não for com a sua cara, pode perguntar mais alguma coisa, mas não fique nervoso, é o segredo!
A moça que me atendeu era até simpática e, a senhora que ela atendeu antes de mim, teve o visto negado, então, não sabia se ficava com medo porque ela era ruim, ou se ficava feliz porque ela não faria essa maldade duas vezes seguidas! rs... A decisão do atendente é unânime e incontestável, negaram o visto? Vire as costas, vá embora e tente de novo outro dia, ao sair de lá, aí você dá o 'piti' que quiser. Se o visto foi concedido, então, você tirará um peso das costas, affff, é um alívio! Agora é a última e mais tranquila etapa, pegue os documentos referentes ao seu visto e vá nos guiches lááááá de fora, para pagar a taxa do Sedex, sim, você ainda tem que pagar R$ 20 reais para lhe enviarem o passaporte com o bendito visto para sua casa!

Pronto, agora, fique em casa esperando que o passaporte chegará, com o visto colado lá, e você estárá liberado para ir visitar o Mickey (isso se não te barrarem nos aeroportos de lá) :-).

PS.: O Obama ta querendo acabar com o visto para os brasileiros, então, se não tem pressa, fique de olho! Uma das matérias está aqui!

Espero ter ajudado...

Partiu!
   

Um comentário:

  1. Ai credo... revivi todos os momentos que passei naquele lugar dos infernos...nem me lembrava direito mais!!hahaha
    Bjocas

    ResponderExcluir

Vamos lá meu povo, notas de 1 a 100...